quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Sociedade Soul no Japão!

Nosso 1˚ álbum já chegou ao Japão!!! O disco Homônimo da Sociedade Soul foi selecionado para a publicação "Disc Collection Brasilian Music". O livro é uma compilação de 500 discos da música brasileira e foi editado exclusivamente para público do Japão, portanto, nem tradução disponível possui, seja para o inglês ou para o português.



(Imagem da capa do livro)

Sobre o autor do livro: "Disc Collection Brasilian Music" (extraído da página pessoal no Myspace): "Massato Asso (Jornalista associado de Gente Fina) A Gente Fina é uma organização fundada com o motivo de alimentar a presença da música e da cultura brasileira no mercado cultural do Japão. É um dos sócios da Embaixada do Brasil no Japão. Uma parte dos trabalhos é apresentada no site da embaixada. Trabalhos da Gente Fina: - catálogo de musica "Brisa Brasileira" (editora: Blues Interactions) em 2001 "Brasilian Music" (editora Shinko Music) em 2002 "O Primo da Brisa Brasileira" (editora: Blues Interactions) em 2003 "Samba" (editora: Shinko Music) em 2005 -traducao "Fotografei Voce na minha Rolleyflex"de Joyce (editora: Blues Interactions) em 2002 .. "Radio Brisa Brasileira" de Stardigio .. "Lucy's Room" de Music Air "Musica do Brasil" de Music Air."

O contato surgiu através da pesquisa do próprio Massato na internet acerca dos discos lançados no Brasil, principalmente, os ligados aos genêros Samba, Soul e Black Music.

O lançamento do CD da Sociedade Soul em Julho passado (2010), a seleção do Videoclipe de Animação "Jardim das Delícias" para o Anima Mundi 2010 e a realização das 3 (três) edições da Festa Soul Power, na qual, a Sociedade Soul sempre apresenta um convidado especial, e da qual, já participaram: Bnegão, Gerson King Combo e MC Sheep, foram fatos que chamaram a atenção de Massato para o trabalho da Sociedade Soul.

A partir daí, os emails foram o canal para a conversa transoceânica entre a banda e o autor (realizada por meio de tradutores automáticos), e na qual, Massato buscava informações a respeito da origem e da inspiração por trás das composições do CD, assim como, sobre o nosso dia-a-dia e, de uma maneira geral, sobre o modo de vida no Brasil.

Uma surpresa para nós, antenados, porém, ainda ilhados em Florianópolis, alcançarmos essa fronteira tão distante com nossa música, ainda mais na companhia ilustre de mestres de peso como Tim Maia, Tom Jobim e Simonal, entre tantos outros artistas brasileiros!


(Página onde está nosso álbum e resenha, escrita pelo próprio autor do livro)

Na busca de alguém que pudesse traduzir o texto, acabamos nos tornando amigos de Yosuke, um japonês que agora mora em Floripa exclusivamente para estudar o nosso idioma. Ele realizou uma tradução informal – pois ele ficou de nos enviar por escrito uma tradução exata – demonstrando que o autor ouviu, de fato, o disco para escrever a resenha e com sensibilidade captou influências tão distintas como a “House Music” e o “Jazz de New Orleans” presentes no trabalho da Sociedade Soul, além de contar um pouco da nossa carreira musical; citando, por exemplo: as parcerias com Gerson King Combo e Bnegão, e o videoclipe “Jardim das Delícias”.

Quer traduzir pra gente? Vai fundo!!! Rsrs

Grande abraço!

Comentem aí moçada!!!

Gustavo Barreto



2 comentários:

makarrao disse...

Olha que massa! Sociedade Soul pra nós!!

Daniel Silva disse...

vocês merecem!